Estreias no Baianão de base

Equipes irão estrear na competição neste sábado



Neste sábado (25), o Jacuipense estreia em mais duas competições na temporada: o sub-15 e o sub-17 darão o pontapé inicial no Campeonato Baiano destas categorias. Vale ressaltar que o Jacupa é o atual campeão baiano sub-17, tendo vencido em 2019. No ano passado, os campeonatos de base não aconteceram em virtude da pandemia do Covid-19.


A partida inicial de ambas as categorias será diante do Ypiranga, no Fazendão. Tanto o sub-15 quanto o sub-17 farão todas as partidas do Baianão no mesmo dia e local. Os adversários dos times também serão os mesmos para as duas categorias. O mando de campo do Jacupa será no CT Fazendão, assim como ocorreu com a equipe sub-20 no Baianão da categoria.


Equipe sub-15


Antes de paralisar as atividades no futebol por conta da pandemia, o atual time sub-15 era ainda sub-13. O técnico Felipe Motta comenta que essa pausa fez com que os atletas perdessem não só no sentido técnico, mas também socialmente falando, mas que as competições que eles disputaram durante a pré-temporada contribuíram para o desenvolvimento dos garotos.


"Eles não estavam convivendo com crianças da sua faixa etária tanto na escola como no clube, o que pode ter atrapalhado um pouco o amadurecimento deles. Mas isso é uma questão fácil de se resolver, pois nessa preparação eles já passaram por duas competições e a consequência disso é um amadurecimento grande, pois estimula o instinto competitivo e de passar por aprendizados que só as competições podem proporcionar. A gente teve uma preparação curta mas que foi muito bem aproveitada", disse Felipe.


O treinador aproveita para falar da importância da sua comissão técnica neste processo, pois segundo ele, o trabalho foi realizado não só para os atletas que serão relacionados, mas envolve todo o grupo inserido no processo.


"Tive o apoio de Leo (preparador físico) de Tauan (auxiliar técnico), de Rafael (estagiário da preparação física), que me ajudaram bastante nessa preparação para mantermos um processo de formação e treinamento que fosse para todo o grupo, e não só para os que forem para determinado jogo. Esse apoio da minha comissão me deixa muito tranquilo sobre a estreia no baiano. Espero que o resultado que vier seja compatível com todo o esforço que nós tivemos", afirmou.


Em relação a expectativa para a competição, o comandante do sub-15 diz que espera que o campo possa refletir o trabalho de todos que estão envolvidos no processo.


"Fizemos tudo que estava ao nosso alcance na preparação, com 100% de vontade, tanto a comissão como os atletas. Espero que tudo que aconteça na competição seja de acordo com o nosso merecimento, que seja o reflexo do nosso trabalho. Podem esperar que não vai faltar vontade para ganhar os jogos e esperamos que o campo reflita todo o trabalho que nós fazemos durante a semana", concluiu.


Comissão técnica sub-15:

Coordenador técnico - Lucas Grillo

Treinador - Luiz Felipe Motta

Auxiliar técnico - Tauan Tavares

Preparador físico - Leonardo Costa

Estagiário preparação física - Rafael Abreu

Treinador de goleiros - Luciano Oliveira

Análise de desempenho - Felipe Santos e Roger Seixas

Mordomo - Leandro do Carmo

Massagista - João Edjailson


Equipe sub-17


Apesar da categoria estrear no estadual neste sábado, o sub-17 já participou de uma competição nesta temporada. A equipe disputou a Copa do Brasil da faixa etária no mês passado, sendo eliminado para o São Paulo na fase de oitavas de final. Na fase anterior, o Jacupa eliminou o Vila Nova. Perguntado sobre o que mudou da equipe que iniciou a temporada para a atual, o técnico Tiago Neiva foi direto: a postura.


"O que mudou da Copa do Brasil para cá foi a nossa postura, a nossa atitude. A gente conseguiu mais uma vez fazer história ao classificar o Jacuipense para as oitavas de final da Copa do Brasil, mas ficou aquele gostinho de que a gente poderia ter tido um resultado melhor - mesmo sabendo que era muito difícil encarar a forte equipe do São Paulo. Mas agora a gente vira a chave e foca totalmente no Campeonato Baiano, sabendo de todas as dificuldades que vamos enfrentar e da qualidade das equipes que vamos encarar, mas entramos com o pensamento de fazer um grande trabalho e fazer de tudo para brigar pelo título", disse Neiva.


Sobre a expectativa para a competição, Tiago Neiva comenta que o nervosismo da estreia é normal por saber a grandeza da competição que se está participando, mas que o grupo entra focado em defender o título de campeão baiano da categoria e, mais uma vez, entrar para a história do futebol local.


"A gente vem com a expectativa de fazer um grande trabalho, um grande campeonato. Toda estreia vem com o sentimento de ansiedade, de um friozinho na barriga, e é importante ter porque nos faz entender o quão grande é a competição que nós estamos disputando. A nossa expectativa é de fazermos um grande trabalho, sabendo que cada jogo é uma dificuldade diferente, mas vamos fazer de tudo para minimizar os nossos erros para nos classificarmos às fases finais e, depois, pensar no título - lembrando que somos o atual campeão baiano da categoria. Então, temos esse compromisso de defender o título e fazer com que esses garotos entrem não só para a história do clube, como também do futebol baiano", finalizou.


Comissão técnica sub-17:

Coordenador técnico - Lucas Grillo

Treinador - Tiago Neiva

Auxiliar técnico - Vinícius Difiori

Preparador físico - Junio Santos

Treinador de goleiros - Maurício

Análise de desempenho - Felipe Santos e Roger Seixas

Mordomos - João Edjailson e Leandro do Carmo


O Baianão sub-15 e sub-17 será disputado por 12 equipes no total, sendo divididas em dois grupos de seis times. O Jacupa está no grupo 2 da competição. Lembrando que as duas categorias jogam no mesmo dia e local, contra os mesmos adversários. Confira abaixo os nossos confrontos:


25/09 - Jacuipense x Ypiranga (CT Fazendão)

02/10 - Vitória x Jacuipense (CT Manoel Tanajura)

06/10 - Jacuipense x Bahia de Feira (CT Fazendão)

09/10 - Juazeirense x Jacuipense (CT Fazendão)

16/10 - Jacuipense x Jequié (CT Fazendão)


#PraCimaJacupa